O Poeta Desprezado e outras HISTÓRIAS DAS ANTIGAS

De Gugawiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
S06E19
Gugacast 1060x596 s06e19.jpg
Ficha Técnica
Data de Lançamento 25/05/2021
Duração 1:04:46
Editor Roberto Oksman de Aragão
Numeração Original S06E19
Temporada Season 6
Participantes Gustavo Mafra
Rafael Mafra
Cronologia Gugacast
S06E18

Anterior

S06E20

Próximo

Oiçam, oiçam! As histórias das antigas estão aqui, fresquinhas para vossas mercês! Hoje tem uma história deveras tocante europeia, tem poeta sendo esnobado, tem imbróglios em cidade afastada e tem indivíduos obstinados na vida!

Resumo do Episódio

Ato 1: Jogo: O Jogo das Antigas. Possui vinheta nova.
Ato 2: E-mails dos ouvintes.

Bordões, Referências e Tropes

Curiosidades

  • Durante um período da sua vida, Guga queria muito morar em Franca.
  • Guga e Rafa têm um tio que o mesmo nome de dois irmãos que nasceram e faleceram antes dele.

Histórias Contadas

Todos os títulos dos e-mails deste episódio são nomes de músicas da Chiquinha Gonzaga.

  1. Plangente: Ouvinte Desconhecida fala da história que descobriu sobre da família do seu namorado enquanto olhava fotos antigas no porão da casa deles. O seu avô, Joachim, tinha um irmão alguns anos mais velho, Peter, que, quando jovem, foi obrigado a fazer parte das tropas alemãs durante o governo nazista. Em dado momento ele é atingido por uma bala, volta para se recuperar em casa, mas assim que retorna à batalha, descobrem que ele possuía ascendência judaica e então o realocam para o front oriental, onde ele é ferido novamente. Pouco depois, seu irmão, com apenas quinze anos, é alistado e o primogênito eventualmente acaba desaparecendo. A mãe deles morre poucos anos depois, o pai fica na cidade da família na Alemanha Oriental esperando Peter retornar; e Joachim vai para a Alemanha Ocidental retomar sua vida.
  2. Corta-jaca: Beatriz fala sobre a sua bisavó, Elza, que morava no Rio de Janeiro durante a década de 1920. Diariamente ela passava na frente de um bar, onde um jovem músico e poeta tentava cortejá-la, mas sempre em vão. Ele chegou até a compor uma música para ela, chamada Três Apitos, porém não conseguiu chamar sua atenção; e a moça acaba noivando e se casando com um militar. O jovem boêmio se chamava Noel Rosa.
  3. Forrobodó: Thales conta brevemente a história de uma das suas bisavós Inês. Sua família vivia em uma fazenda na Alta Mogiana, longe de cartórios. Quando seus pais tiveram a primeira filha, foram à cidade registrar ela, no entanto, antes de fazer um ano de idade, ela morre. Algum tempo depois, a bisavó em questão nasce e, visto que nunca fizeram o atestado de óbito da outra filha, os pais usam os documentos da outra na mais nova.
  4. Ó Abre Alas: Gabriel Amaral fala sobre a história do seu avô, o Jehú, de Rio Bonito. Após o falecimento da mãe e uma relação conturbada com sua madrasta, ele decide sair de casa, aos dezesseis anos. Ele passa as noites na estação ferroviária, arranja grampos de cabelo para vender e parte tentar ganhar dinheiro. O dono do único restaurante da cidade se compadece e oferece um quartinho em seu quintal, para ele se hospedar. Alguns meses depois, adquire uma bicicleta de carga, continua sendo vendedor ambulante e acaba conhecendo uma moça por quem se apaixona, arranja uma casa para morarem junto e se casam. Apesar das dificuldades, a família vai crescendo em número, em educação e profissionalmente.

Este Episódio Marca

N/a.

Onde Escutar

O Poeta Desprezado e outras HISTÓRIAS DAS ANTIGAS