O Colecionador de Vagalumes e outras HISTÓRIAS DE PROFESSORES

De Gugawiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
S05E13
Gugacast 1060x596 s05e13.jpg
Ficha Técnica
Data de Lançamento 05/04/2020
Duração 1:24:06
Editor Roberto Oksman de Aragão
Numeração Original S05E13
Temporada Season 5
Participantes Gustavo Mafra
Rafael Mafra
Beatriz Fiorotto
Cronologia Gugacast
S05E12

Anterior

S05E14

Próximo

Para aqueles que nos moldaram! Chamamos mais uma vez a Beatriz Fiorotto pra lermos histórias de professores! Tem professor que se sacrifica, tem professor em perigo e tem uma das histórias mais tocantes deste podcast!

Resumo do Episódio

Ato 1: Jogo: Me Dá o Canal.
Ato 2: E-mails dos ouvintes.

Bordões, Referências e Tropes

Curiosidades

  • Guga já passou pelo evento de uma bomba que explodiu na escola de uma amiga.

Histórias Contadas

Todos os títulos dos e-mails deste episódio são nomes de episódios do He-Man.

  1. A Diabólica Criatura de Phantos: Professor Beakman, do Estado de São Paulo, fala de quando dava aula em uma escola em uma região acessível apenas por balsa, tendo que atravessar a Represa Billings. Lá, ele dava aula à noite e para o pessoal do EJA, e, o terreno sendo grande, ele ia com os alunos para o meio do mato observar animais e plantas. Ele lembra também de uma aluna que vendia trufas na balsa, até atingir o seu objetivo de ir para a Espanha estudar a língua. Infelizmente, o Professor Beakman sofreu um processo administrativo por causa das suas faltas, que se davam por conta da fila da balsa. Ele acaba sendo inocentado.
  2. Castelo de Heróis: Professor Raimundo conta da vez que, ainda sendo seu primeiro ano em sala de aula, sendo um professor de categoria O, foi convidado pelo diretor a assumir todas as aulas do dia para uma turma de EJA. Ele pede para os alunos escreverem um texto sobre a descriminalização do aborto no Brasil, ele passa um filme, nota que os alunos iam e voltavam do banheiro drogados, um deles assume que o Professor Raimundo era maconheiro, e uma revolta quase eclode, com eles querendo dar um pau no Nelson Mandela.
  3. Coração de um Gigante: Joaquim, de Minas Gerais, fala de quando era professor em uma escola pública. Um dia, voltando para casa junto com a esposa, Selma, também professora, eles encontram um aluno, o Davi, que estava triste pois perdera recentemente a sua avó. Sua esposa reconforta ele, pegando um vaga-lume nas mãos e dizendo que ele poderia servir como meio de comunicação com o céu, o que ele acata. Outro dia, Joaquim encontra o Davi na sala de aula com uma mochila com vários vaga-lumes. Alguns anos depois, Selma falece com um câncer, e o Davi visita o Joaquim, pedindo para ir com ele à escola. Ali, ele juntara um monte de vaga-lumes dentro de uma sala e diz para Joaquim dar um oi pra Selma por ele.

Este Episódio Marca

N/a.

Onde Escutar

O Colecionador de Vagalumes e outras HISTÓRIAS DE PROFESSORES