A Vida Imita a Arte: À Procura da Felicidade

De Gugawiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
S04E45
Gugacast S04E45.jpg
Ficha Técnica
Data de Lançamento 10/11/2019
Duração 1:30:00
Editor Caio Corraini
Numeração Original S04E45
Temporada Season 4
Participantes Gustavo Mafra
Rafael Mafra
Caio Corraini
Paulo Silveira
Cronologia Gugacast
S04E44

Anterior

S04E46

Próximo

Às vezes a vida é uma longa caminhada com pedras e mais pedras no caminho. Em mais um A Vida Imita a Arte, hoje trouxemos o Paulo Silveira para ler com a gente histórias dos ouvintes relatando percursos de vida complicados. Tem história de família, tem vida profissional, tem filho de imigrante e tem positividade e obstinação.

Resumo do Episódio

Ato 1: Jogo: Disse o Ditado (ou Não).
Ato 2: E-mails dos ouvintes.

Bordões, Referências e Tropes

N/a.

Curiosidades

N/a.

Histórias Contadas

  1. Doutor Ramalho: Elba Ramalho, de Caruaru, conta a história do seu pai. Ele nasceu nos arredores de Toritama, porém só foi registrado aos quatro anos de idade. Sua família vivia em condições análogas à escravidão e sua mãe veio a falecer quando ele tinha seis anos e, aos oito, decide sair de casa e vai morar na rua, trabalhando de engraxate. Meses depois, sua irmã mais velha o acolhe; eventualmente vai estudar numa escola militar, se muda com a irmã para o Rio, trabalha em mil empregos diferentes, se forma em Direito e volta a Caruaru. Se casa, tem filhos, abre um locadora e sua esposa falece de câncer.
  2. Sailor Moon: Arnaldo, de Londrina, fala da sua mãe, Sailor Moon. Filha de imigrantes japoneses, ela passava por dificuldades na escola, porém se forma e vai trabalhar num banco do governo. Lá, conhece o seu futuro marido, também descendente nipônico. Eventualmente ela deixa de trabalhar para tomar conta dos filhos e ele começa a se queixar dela. Ajudando um amigo, ele contrai uma dívida e vai para o Japão trabalhar como dekasegi. Ela e os filhos vão morar com a sua irmã, mas o dinheiro continuava pouco. O seu marido volta, porém começa a beber cavalarmente e ficava violento com a sua família. Eles se separam, ela passa num concurso público, passa por quimioterapia, melhora, e trabalha até se aposentar.
  3. Mulher Maravilha: A Lanterna Verde conta a história da sua mãe, Mulher Maravilha. Na licença maternidade da sua primeira filha, ela é demitida pela empresa; e, após o nascimento da segunda, ela se separa do marido e sai de casa, deixando as meninas. A sua profissão faz com que o trabalho seja intermitente e altamente estressante, o que implica épocas complicadas e faz ela sumir por dois anos. Certa vez, morando em São Paulo, suas filhas vão visitá-la e a mais velha, no primeiro dia, ofende ela pesadamente e pede para o pai ir buscá-la. Eventualmente conhece o seu marido, passa por apertos, mas vai trabalhar no SBT.
  4. Luiz Gustavo, o Jovial: Luiz Gustavo, de Belo Horizonte, fala da sua difícil caminhada, junto com seu pai. Aos seis anos, ele se separa da mãe de Luiz e o menino decide ficar com seu pai, já que seus irmãos ficariam com ela. Sem emprego, os dois vão morar na Praça da Estação. Jantavam no sopão local, mas não tinham abrigo. Um dia, conhecem uma mulher que fala para irem a Betim, onde ficariam num asilo. Seu pai arranja um emprego e os dois vão morar em Vitória com uma tia. Seu pai começa a beber e Luiz vai trabalhar aos treze anos. Com um amigo, ele descobre o mundo da programação, se apaixona, vai estudar e se forma em TI, até ser pós-graduado. Consegue permitir seu pai parar de trabalhar e reencontra sua família vinte e cinco anos depois. Hoje mora em Luxemburgo e é casado.

Este Episódio Marca

N/a.

Onde Escutar

A Vida Imita a Arte: À Procura da Felicidade